quinta-feira, 12 de julho de 2018

“Fazer um disco, é uma arte em extinção, mas gostamos muito do processo” (Entrevista com Ben)



Entrevista com Ben, para o site Eonmusic do Reino Unido.

Estourando fora da Califórnia e no mainstream na virada do milênio, os roqueiros alternativos do Incubus mantiveram um perfil estável como um dos atos definidores de uma geração. Com um punhado de álbuns de referência, incluindo o "Make Yourself" e "Morning View", os cinco elementos ainda são uma força vital, como Ben Kenney nos diz:“Fazer um disco, é uma arte em extinção, mas gostamos muito do processo”. Conversamos com o baixista para falar sobre os próximos shows na Irlanda e Reino Unido, a gravação de '8' e o difícil processo de substituir um dos membros fundadores da banda. 

por Eamon O'Neill



Oi Ben, como você está hoje?
Eu estou bem, muito bem. Mais tarde vou fazer um passeio de moto com a minha namorada e estou ansioso por isso, muito!

Você está com um pouco de tempo livre agora?
Sim, este verão todo tem sido entre festivais, então ensaiamos alguns dias, saímos e fizemos alguns shows, voltamos para casa por alguns dias, e fazemos isso: enxágüe e repita, repetidamente.

Então, há um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?
Sim, este verão esta sendo um verdadeiro prazer. Cada vez é diferente. No verão passado, arrumamos nossas malas e saímos, acho que foram sete ou oito semanas, estávamos fora e não voltaríamos até acabar. É diferente a cada ano.

Você está voltando para a Irlanda, para alguns shows em setembro, por que demoraram tanto para voltar?
Oh cara, eu estava pensando sobre isso, porque era 2007? Oh meu Deus, eu pensei que era 2011 - isso seria ainda pior se fosse 2007! Eu não sei, nós temos sido muito ruins em voltar para o Reino Unido, para a Irlanda, Europa, Escandinávia e aquela região. E eu não sei o motivo, porque eu amo estar lá. É uma pena, acho que o tempo acabou tirando o melhor de nós e deixamos passar muita coisa.

Você fará seu primeiro show em Belfast nesta turnê.
Eu acredito que sim. Eu acho que nunca estive em Belfast. Acho que os únicos shows que fizemos foram em Dublin. É importante para mim porque eu realmente não sei muito sobre a Irlanda, e fiquei com a impressão de que há um tipo de vibrações diferentes entre Belfast e Dublin, e eu quero ver como é isso tudo, porque eu adoro isso.

O Incubus tem seguidores muito leais em lugares como o Reino Unido.
Sim, nós definitivamente temos muito amor por aí, e finalmente estamos voltando. Nós poderíamos um dia fazer uma turnê passando por todos os lugares diferentes no Reino Unido, eu ficaria muito empolgado… no verão! [Risos]

Você mencionou que estava ocupado no último verão, foi após o lançamento do álbum "8"?
Sim, nós estávamos em turnê pelos Estados Unidos e indo em frente. Acho que talvez tenhamos ido para a América do Sul, mas é meio que um borrão na minha cabeça, porque está indo e indo.

Demorou um pouco para o "8" ser gravado, tinham os EPs no meio, mas foi o intervalo mais longo entre os lançamentos de álbuns do Incubus.
Sim. Mesmo que eles não sejam bem o jeito de como a música é lançada atualmente para muitos artistas, gostamos de fazer discos e gostamos de estar no estúdio. Fazer um disco lhe dá a capacidade de contar uma história, de ir de uma vibe para outra e fazer com que pareça mais um filme. Mas isso é meio que uma arte que está morrendo, eu acho. Nenhuma das grandes bandas está realmente fazendo tanto com os discos atualmente, eles estão lançando músicas tipo, uma música aqui, uma música ali, mas gostamos muito do processo.

Existe uma variação de sons no álbum, isso foi para os dois produtores que vocês estavam trabalhando?
Isso definitivamente teve um efeito sobre o produto final, mas eu acho que nós meio que entramos nisso como sempre fazemos, tipo: "Não vamos fazer o que acabamos de fazer, não vamos fazer o que fizemos antes, vamos tentar nos movimentar", e são esses pequenos movimentos, essas pequenas diferenças reais nas pinceladas. Nós apenas tentamos nunca fazer algo repetido tipo: "Ah, isso é como outra coisa", vamos ter um propósito para seguir em frente.

Como funciona o processo de composição de músicas para o Incubus?
Para fazer o "8", nós nos acomodamos neste espaço de ensaio num armazém, e passamos algumas semanas lá, escrevendo músicas todos os dias, entrando e lutando por dias e dias a fio até todos nos sentirmos bem com o que estávamos fazendo. É uma coisa de grupo, nós nos juntamos e acertamos isso. Brandon, é claro que escreve todas as letras - nós não entendemos nada disso, mas a música é algo pelo que nós cinco entramos numa sala para lutar.

Você luta para ter suas idéias lá?
Sim, é um jeito lindo, é como uma "escultura redutiva" (como se algo fosse extraído de um material muito grande).

Você se juntou à banda no meio da carreira deles, foi uma transição fácil para você?
Quando eu olho para trás, tudo parecia natural, tudo parecia fluir. Os anos podem estar mais rápidos agora, mas a vida estava indo muito rápido naquela época. Então, todas as coisas que estavam acontecendo pareciam estar no lugar certo. Nunca me pareceu estranho ou algo do tipo.

Você assumiu o lugar de Dirk Lance, que era um membro fundador da banda, isso adicionou mais pressão?
Bem, sempre que eu tocava música com os caras e estávamos todos na mesma sala, tudo parecia estar no lugar certo. Não parecia haver pressão por causa disso. Mas eu vou dizer que foi incrível como uma tonelada de fãs já tinha decidido que iriam me odiar até o final dos tempos, antes de eu sequer tocar uma nota. Eu realmente nunca entendi como essa coisa toda aconteceu antes, tipo; “ok, essas pessoas são inflexíveis contra mim, não importa o que eu faça, então, eu não deveria me preocupar com isso."

Isso deve ter sido inesperado.
Quando as pessoas investem tanto em uma banda e têm tantas experiências ouvindo suas músicas, ela se torna a trilha sonora de suas vidas, e quando você substitui um dos ingredientes, muitas pessoas não vão gostar, apenas por princípio, no princípio de que é diferente. Então, isso foi chocante para mim, porque todas as outras bandas em que estive, eu estava na banda e era tipo: "Ele é o cara da banda" agora era tipo: "VOCÊ ARRUINOU MINHA BANDA!", e foi como: [Intrigado] “Que porra é essa?” [Rindo] Eu estava tipo; "O que eu fiz?!" Eu não sei cara, eu só posso ser eu, tenho que tentar fazer o melhor que posso, e isso é tudo que estou aqui para fazer.

Você está com o Incubus há 14 anos agora. Quais foram alguns dos destaques desse tempo?
Nós fizemos tantas coisas que eu sou tocado com memórias de: ”Eu não posso acreditar que isso aconteceu!" No verão passado, eu estava ouvindo rádio, e a música do The Pretenders, 'The Reason We're Here', tocou e eu fiquei tocando, e de repente (porque eu tinha esquecido completamente disso) lembrei que tocamos essa música com eles na televisão. Então, de repente, por não ter isso na memória, eu fiquei recordando o dia todo, lembrando que os caras do Kings Of Leon estavam lá também. Fizemos esse show e foi incrível, foi muito divertido. Então, só de ouvir essa música no rádio, eu tive uma enorme onda de lembranças positivas, e isso acontece o tempo todo, porque já faz tanto tempo.

Você obviamente ainda está gostando, quase uma década e meia depois que você entrou.
Totalmente! Eu não sei como está lá fora (na Europa), mas agora não é realmente a era do rock and roll nos Estados Unidos, e nós ainda estamos por aí afora tocando rock and roll, me sinto meio rebelde de uma boa maneira, é incrível, e parece que é realmente especial ainda estar fazendo isso.

A popularidade contínua da banda surpreende você?
Sim, nem acredito. Eu vi outras bandas indo e vindo, eu vi bandas melhores virem e irem, e nós ainda estamos aqui para fazer o nosso trabalho. Me faz sentir humilde, e estou determinado a valorizar isso.

Qual o segredo para manter esse sucesso?
Eu não sei dizer, realmente. Se eu soubesse, provavelmente seria corrompido com o conhecimento e depois me tornaria uma força para o mal! Eu não sei cara, algo conecta com as pessoas, que ressoa com elas, e isso é tudo que você poderia pedir. Quero dizer, isso é tudo que você poderia esperar.

Finalmente, o que esta por vir para o Incubus?
Não temos data de fim à vista, não há planos para parar agora. Estamos bem descansados, então vamos fazer esses shows e acho que vamos tirar férias, tipo Natal e outras coisas. Mas no ano que vem, vamos voltar para o que tivermos que fazer, porque ainda somos jovens o suficiente para fazer isso, então vamos continuar fazendo isso o máximo que pudermos.






Nenhum comentário: