segunda-feira, 9 de setembro de 2019

6 segredos por trás dos maiores sucessos do Incubus (Entertainment Weekly)

Matéria com Brandon, traduzida da Entertainment Weekly


Antes da turnê da "Make Yourself 20th Anniversary Tour" dos roqueiros do sul da Califórnia, o vocalista Brandon Boyd disseca "Pardon Me", "Dig", "Wish You Were Here" e muito mais.



O Incubus vendeu mais de 23 milhões de discos em quase três décadas de carreira. No entanto, o vocalista Brandon Boyd admite que sempre haverá um lugar especial no coração da banda para seu disco de 1999, 'Make Yourself', afirmando que basicamente mudou a trajetória de nossa carreira.

“Enquanto fazia o Make Yourself, descobri minha voz como cantor e como escrever letras mais legíveis”, ele diz à Entertainment Weekly. Essas músicas meio que saíram da gente, e por causa desse álbum, passamos de uma banda que tocava em bares e banda de abertura, para a atração principal.

Em homenagem ao disco inovador, que completa 20 anos neste mês, o Incubus está se preparando para pegar a estrada. Eles tocarão em 39 cidades durante o outono e o inverno, iniciando as atividades em 13 de setembro em Denver e fechando em 7 de dezembro em Myrtle Beach, S.C. Antes disso, Boyd contou à EW as histórias e segredos por trás de alguns dos maiores sucessos do Incubus.


"Pardon Me", foi a primeira música do Incubus a ser tocada no rádio, e presta homenagem ao rapper Busta Rhymes.

“Eu lembro que alguns de nós da banda estávamos em um campo de golfe só batendo bola e nosso empresário nos ligou e disse que a rádio KROQ tocaria 'Pardon Me' em 15 minutos. Todos nós corremos para nossos carros e foi realmente emocionante. Eu imaginava que essa seria a única vez que tocaríamos no rádio. Quando começou a ter uma rotatividade maior, foi muito surpreendente.”

Boyd acrescenta que, embora a maior parte do Make Yourself tenha sido inspirada pela jungle music, esse single em particular homenageia uma das figuras mais inovadoras do rap. 

“Se você ouvir 'Pardon Me', ouvirá ritmos muito semelhantes aos de Busta Rhymes 'Gimme Some More'. Adoro hip-hop, mas aceitei há muito tempo que não sou bom rapper. É melhor deixar essa forma de arte para as pessoas que tenham mais autenticidade.


Toda a animação do vídeo de “Drive” foi feita por Boyd e pelo baterista José Pasillas.

O vídeo sereno de “Drive” mostra os membros do Incubus tocando em uma sala de madeira ensolarada, enquanto imagens animadas de Boyd piscam intermitentemente na tela. Mas a experiência de fazer o clipe foi agitada. 

“Quando chegamos ao local onde estávamos filmando [em Minnesota], estava 31 graus negativos... o dia mais frio do ano. Eu também tirei minha camisa no vídeo, o que é irônico por causa do frio. Extrapolamos o orçamento em voos, hotéis e o aluguel desse espaço. Originalmente, contrataríamos um animador experiente para fazer rotoscopia, porque era muito importante para o vídeo - mas ficamos sem dinheiro. Então, o diretor Phil Harder fez um apelo. Ele me disse: 'Você não é um artista? Você não desenha? 'Eu fiquei tipo: 'Sim '... e disse que nosso baterista Jose também é um artista incrível. Ele disse: "É o seguinte, não temos mais dinheiro, então vocês vão animar o vídeo". E o resto é história!”





A versão final do clipe de "Wish You Were Here" foi deixada de lado por causa do 11 de setembro.

"Eu estava passando por uma separação horrível quando estávamos escrevendo o Morning View", diz Boyd, do álbum de 2001 da banda. “Então tive um momento de clareza - por falta de um termo melhor - onde eu estava fazendo exatamente o que a letra dizia: eu estava apenas sentado na areia e olhando para a água e meio que refletindo. Tive um momento em que não estava mais com raiva da pessoa e sentia falta dela.

Embora a música seja sobre um relacionamento que deu errado, o vídeo original foi mais divertido e otimista. 

“Ele faz referência a um estranho filme psicodélico dos anos 1960 chamado Head. Foi dirigido por Jack Nicholson e foi a estréia dos Monkees. No [nosso vídeo], pulamos de uma ponte para escapar de uma horda de fãs nos perseguindo e caímos na água. Então as sereias nos salvam e é super bonito”, diz ele. Mas os ataques terroristas de 11 de setembro aconteceram logo depois, forçando a banda a desfazer o vídeo inteiramente devido às implicações de assistir as pessoas pularem de uma grande estrutura. 

A gravadora nos disse que não podíamos divulgar isso, então tivemos sete horas para fazer uma nova versão, diz Boyd. Compilei todas essas filmagens caseiras que tínhamos, e também algumas apresentações em estúdio que filmamos.

Apesar da mensagem negativa de "Megalomaniac" e politicamente carregada, Boyd se considera otimista.

Nunca fui abertamente político, mas acho que muitos dos meus valores estão inertes na música. Quando as pessoas prestam atenção nas letras, é quando elas percebem essas coisas. Quando 'Megalomanic' saiu, foi uma reação a muitas coisas que estavam acontecendo - tanto política quanto socialmente.” 

O vídeo de “Megalomaniac”, dirigido por Floria Sigismondi (The Runaways, The Handmaid's Tale) contém representações bastante gritantes: Adolf Hitler sobrevoando cenas de guerra, multidões fugindo de bombas caindo, um rosto de George W. Bush irritando manifestantes. No entanto, o cantor ainda consegue se apegar ao otimismo, mesmo no clima político de hoje. 

“Quando escrevi 'Megalomaniac', realmente pensei que tínhamos raspado o fundo do barril. Faço o possível para permanecer esperançoso e acho que veremos um dia melhor.”





"Love Hurts" não é uma música de amor (mesmo que seja)

“Quando estou escrevendo - o mesmo que quando estou pintando - sinceramente não sei sobre o que estou escrevendo até terminar. Eu diria que 'Love Hurts' é a antítese de uma música de amor, mas por sua própria natureza ainda é uma música de amor, porque o amor é uma das razões pelas quais existem tantas 'canções de amor'. Para mim, é infinitamente fascinante por causa de sua infinita complexidade e infinita simplicidade.”

Seu lamento prolífico na trilha emocional leva em consideração sua dor. 

“Eu estava passando por um grande desgosto e uma tendência a ficar meio cansado pela experiência do amor. Se eu permitisse que a experiência se movesse nessa direção, não valeria a pena viver nada, porque o amor é uma das experiências mais vitais que um ser humano pode ter. Às vezes dói - mas às vezes a mágoa leva à revelação.”


"Dig" também é uma música de amor, mas que celebra a amizade em vez do romance.

Dig é uma música interessante. Sim, trata-se de amor, mas amor em sentido platônico ou amor que deriva do poder da camaradagem”, diz Boyd, cuja intriga com a música dá lugar a uma anedota pessoal. 

“Eu estava em um momento da minha vida em que as coisas pareciam muito sombrias e as pessoas mais próximas a mim - os caras da banda - eram como uma rede de segurança. Eles estavam, sem tentar, me lembrando quem eu era no meio de algumas das minhas lutas pessoais. Podemos nos perder na experiência egoica da vida e, às vezes, bons amigos podem lembrá-lo de que você não é seu ego. Que você é algo muito maior que o seu ego e seu ego realmente é apenas uma espécie de ferramenta que ocasionalmente dirige o programa. Realmente, é uma canção de agradecimento: 'Desenterre-me do que está cobrindo a melhor parte de mim.”




Nenhum comentário: