quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ben Kenney, como crescer com modelos brancos do rock and roll (Entrevista)

Entrevista traduzida do Ben, para o site sul-africano The Daily Vox.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ben Kenney do Incubus, como crescer com modelos brancos do rock and roll.

O Daily Vox conversou o baixista do Incubus, Ben Benney, cerca de uma hora antes do seu primeiro show na África do Sul, no sábado, 24 de fevereiro. Perguntamos sobre a importância para as crianças negras com músicos negros servindo de exemplos, 'Black Lives Matter', a presidência de Trump e sua própria atitude pessoal em relação à pirataria de sua música.

O Incubus é uma banda de rock alternativo mundialmente conhecida, da Califórnia, EUA, que vem se apresentando em todo o mundo há quase três décadas. Eles venderam mais de 23 milhões de álbuns em todo o mundo e uma apresentação matadora, enérgica que dominou o público ansioso em Pretória. O Incubus é incomum para uma banda de rock americana, por conta da sua incrível diversidade racial. Dos cinco membros, Chris Kilmore (DJ) e Ben Kenney (baixo) são negros, Jose Pasillas (baterista) é latino e Brandon Boyd (vocal) e Einziger (guitarrista) são brancos.

Além de seu gênio musical amplamente aclamado, suas músicas abordam questões políticas sérias, como o racismo, enfrentando presidentes ditatoriais dos EUA, como George Bush, e elogios aos trapaceiros e rebeldes que superaram a apatia social.

TDV: Incubus vem tocando desde 1991 e já viajou por todo o mundo, mas nunca esteve na África do Sul ou em qualquer outro lugar na África até agora. Existe uma razão para isso? Como se sente estando aqui?

BK: É ótimo estar aqui. Nós queríamos vir aqui há muito tempo. Não é a viagem mais fácil de se fazer para uma banda. Temos uma equipe grande que viajamos e é muito longe. Não há muitas paradas ao longo do caminho que podemos fazer. Viajar nos EUA para nós é realmente fácil. Dirigimos por quatro horas, fazemos um show, dirigimos mais quatro horas [e] fazemos outro show. Para chegar aqui, tivemos que voar por quase um dia inteiro. Tivemos um vôo de 7 horas e meia e depois um voo de 10 horas. Então esse é o único motivo, é realmente muito longe.

TDV: Você sabe que o Incubus tem muitos fãs na África do Sul que estão realmente ansiosos para vê-los?

BK: Teve um pouco de zumbido ao longo dos anos. As pessoas pediam que viéssemos tocar. Mas acho que vamos descobrir em algumas horas sobre o que se trata.

TDV: Você se importa (alguns artistas se importam) em como as pessoas têm consumido sua música, comprando CDs, ouvindo online ou o que for?

BK: É ótimo quando existe um sistema de suporte, porque nos permite ter dinheiro para fazer mais discos. Pessoalmente, eu adoro quando as pessoas adoram a música. Isso é a coisa mais importante acima de tudo. Então, o que você tiver que fazer para para ter isso, você sabe, se estiver fazendo, estou animado.

TDV: Entando no contexto da África do Sul. Existe um forte clima de tensão racial aqui, historicamente e atualmente. Algumas das músicas de vocês lidam com esses problemas. Na música "Thieves", por exemplo, a banda diz "quando eu vou ter o meu, devo ser um americano branco temente a Deus?". Você pode nos contar um pouco mais sobre isso e como ele pode se conectar com o contexto sul-africano?

BK: Sim, quero dizer para nós, somos artistas, sabe? Tipo pessoas de esquerda. Queremos tentar fazer coisas para cuidar uns dos outros. Quando se trata disso, não temos muita ganância motivada, estamos motivados pela alegria. Eu acho que essas duas coisas são visíveis quando você olha a política e a história. Algumas pessoas estão mais preocupadas com o lucro do que com a felicidade. Quero dizer felicidade em geral, felicidade para os outros. A felicidade que você pode compartilhar. É realmente complicado porque o mundo agora está mais aberto para muitas coisas do que nunca. É meio assustador o que motiva algumas pessoas.

TDV: Você pode nos contar um pouco mais sobre como você cresceu e como isso influenciou seu interesse pela música?

BK: Cresci a cerca de uma hora da cidade de Nova York. Minha família é ótima, pessoas realmente especiais. Minha mãe é uma americana branca, meu pai é um americano negro. No meu bairro tinham outras crianças mestiças - era aproximadamente cerca de 80% brancos e 20% negros. Para a maior parte, nós conseguimos. Eu não percebi como o resto do mundo funcionava até eu começar a deixar o ninho e viajar para lugares diferentes e conhecer outras pessoas. Eu estava meio protegido e por isso acho que isso me incomoda mais agora.

TDV: De uma perspectiva sul-africana, que é um país muito diversificado racialmente, recebemos muitas grandes bandas de rock que tem predominantemente músicos brancos. É notável que o Incubus é muito mais diversificado com seus membros do que a maioria dessas bandas. Isso é importante para a banda e como ela produz sua música?

BK: Eu sei para mim, é importante. Eu não tinha tantos modelos negros que faziam o que eu queria fazer, tinha modelos brancos. Eu queria tocar guitarra e estar em uma banda de rock e fazer tudo isso. Não era exatamente o normal. Então, se houver alguma chance de nós fazermos isso, e pessoas negras possam nos ver e então se verem fazendo isso, então talvez isso abra possibilidades em suas mentes. Então eu acho que isso é importante. Porque quando você é jovem e não vê ninguém parecido com você fazendo alguma coisa, é difícil se imaginar fazendo também.

TDV: Quais são seus sentimentos pessoais sobre a atual tensão racial e movimentos como ‘Black Lives Matter' nos EUA agora?

BK: Acho que as vidas negras são muito, muito importantes. Eu acho que eles são muito importantes para mim. A maioria da minha família é negra. É difícil dizer algo sobre isso que não chatei as pessoas. As pessoas ficam chateadas em qualquer direção. Se você não é firme o suficiente ou o que quer que seja. Mas eu não sei. As coisas que estão sendo trazidas agora são os primeiros passos para melhorar as coisas. E as coisas estão realmente fodidas. A maneira antiga de se fazer coisas é mais visível - é desagradavelmente visível, e não sou fã disso.

TDV: Todos sabemos na África do Sul o que está acontecendo agora na política dos EUA com a presidência Trump. O Incubus como banda lidou diretamente com questões políticas em sua música. A música e o vídeo de "Megalomaniac" são um bom exemplo. Existe alguma coisa que você queira dizer sobre isso para as pessoas que estão muito preocupadas? Isso influencia sua música?

BK: Oh, sim, isso influencia tudo. É uma coisa que eu odeio ter que pensar. É meio horrível. Não somos fãs de pessoas em posições poderosas que olhem de cima para as pessoas. É inevitável que as pessoas em posições altas olhem para baixo. Mas, eu realmente nunca estive nisso e é meio desagradável.




Nenhum comentário: