quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Jose Pasillas: da MTV para a geração YouTube (Entrevista)

Traduzimos uma entrevista que o Jose deu para o site sul africano Texx and the City.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jose Pasillas: da MTV para a geração YouTube 

O baterista fala das músicas que ele gosta de tocar, seus pensamentos sobre o YouTube e os riscos de montar um setlist.

Além de ser um dos bateristas autodidatas mais engenhosos em cena, Jose Pasillas tem um forte impulso empreendedor que o mantém ocupado quando ele não está na estrada com Incubus.

Com duas exposições bem sucedidas, uma linha de roupas e coleção Remo Artbeat, Pasillas conseguiu capitalizar com sucesso sua celebridade, exibindo seu brilho artístico e habilidades em múltiplas plataformas.

Sua voz tranquila com sotaque californiano me cumprimenta do outro lado do telefone e eu passo alguns minutos de fã tiete antes de poder me recompor.

Tecla Ciolfi: Eu li numa entrevista que você deu no ano passado, em que você disse que África e África do Sul estavam na sua lista de desejos. Quando surgiu pela primeira vez a discussão da África ser potencialmente possível?

José Pasillas: Isso foi levantado várias vezes ao longo da última década, mas é um lugar tão difícil de chegar, porque precisamos organizar uma formação de outros shows em torno de lá, para tornar viável financeiramente, por isso nunca tinha sido organizado.
Mas desta vez planejávamos gastar um pouco mais de tempo internacionalmente, então a África do Sul surgiu novamente, e funcionou muito bem, então ficamos super entusiasmados, que finalmente conseguimos fazer com que isso acontecesse. Sabemos que temos muitos fãs lá e desejamos ir há muitos anos.

TC: Eu sei que vocês fizeram turnês com Deftones em 2015 e dois anos antes, eles já vieram para a África do Sul tocar em um dos nossos maiores festivais, eles alguma vez fizeram comentários sobre o país, ou outras bandas já conversaram com vocês sobre como é se apresentar aqui?

JP: Eu lembro de mencionar a África do Sul a Abe [Cunningham] e ele disse que eles tiveram uma experiência incrível, eles foram explorar e fazer um safari ... Eu acho que vamos tentar fazer o mesmo.

TC: Espero que vocês também tenham algum tempo livre quando estiverem em Cape Town.

JP: SIM, minha esposa passou algum tempo lá enquanto trabalhava e ela elogiou.

TC:  Então, como vocês começam a montar um setlist para um país em que vocês nunca estiveram? Quero dizer, eu sei que adoro ouvir faixas de 'S.C.I.E.N.C.E' e 'Morning View', mas pode haver uma pressão para incluir mais singles ... você já teve desentendimentos sobre o que colocar e o que cortar? 

JP: Pra nós, essa é realmente a parte mais difícil de se preparar para fazer turnês. O que normalmente fazemos, é tocar 60, 70, 80 músicas nos ensaios [risos] e então tentamos reduzir para 22, 23 músicas e é muito difícil.

Tentamos tocar uma base com todos as músicas, é apenas um ato de equilíbrio. E algumas músicas não soam tão bem, então também há uma curva de aprendizado. Então, vamos tentando algumas músicas, alguns setists e mudamos a medida que vamos tocando, então, normalmente, no final da turnê, temos uma setlist batendo de verdade [risos novamente], mas é preciso alguns bons shows para ver o que funciona.

TC: Você se vê colocando batidas diferentes em músicas que você toca desde os anos 90? Eu posso imaginar que você também quer manter as coisas frescas para você no palco.

JP: Definitivamente, há um pouco disso. A primeira coisa que fazemos quando vamos ensaiar, é ver como podemos fazer algumas músicas um pouco mais interessantes para nós e para os fãs. Tocamos algumas músicas há mais de 20 anos, temos de mante-las frescas para nós, mas ainda assim tornarmos excitante para os fãs. Nós não queremos mudá-las tanto quanto passa pela cabeça de todos.

TC: Tem alguma música específica que você gosta mais de tocar, por alguma razão específica?

JP: Hmmm, essa é uma pergunta difícil. No momento, tenho me divertido muito tocando as músicas do último disco "8" - todo o disco é realmente divertido de tocar. Mas, em seguida, existem os principais destaques de cada set, outras músicas de discos que são desafiantes para mim são divertidas de tocar, porque nunca envelhecem, então "Sick Sad Little World" seria uma. Eu adoro tocar 'Wish You Were Here', 'Circles', 'If Not Now, When?' é uma música muito lenta e suave e é muito divertida de tocar - tentamos criar um setlist muito colorido com diferentes discos e músicas diferentes.

TC: Você já foi muito citado dizendo que você teve zero treinamento formal de bateria, o que tem seus aspectos positivos e negativos, mas hoje em dia as pessoas podem simplesmente abrir o Youtube, ver um tutorial ou uma batida de bateria de sua música favorita - você pensa que constrói um tipo diferente de músico, talvez uma maneira diferente de se aproximar, pensar e aprender sobre bateria?

JP: Oh, 100%. O nível dos bateristas hoje em dia, comparado com quando eu comecei é um totalmente diferente. Tudo está tão prontamente disponível no Youtube e as crianças que têm 12 anos estão fazendo coisas que eu nunca mais poderei fazer [risos]. E tudo o que eles fazem é assistir seus bateristas favoritos no YouTube e realmente aumentou o nível para quem toca algum instrumento de verdade.

TC: A indústria mudou tanto desde que você se formou e não quero entrar em uma questão de streaming porque ficaríamos aqui o dia todo - mas adoraria saber como você consome música. Como você ouve música quando está em casa?

JP: Eu não tenho capacidade de atenção, então eu amo ouvir uma variedade de música, eu sou um tipo de cara randômico. Quando eu estou no carro com minha filha eu ouço música online, ela ama música pop. É uma combinação dos dois, mas uso muito Pandora e escuto meu catálogo salvo, porque não comprei nada de novo há algum tempo, mas sim, é assim que a música me move até hoje.








Nenhum comentário: