terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Perguntas e Respostas: Brandon Boyd fala sobre arte com Visi

Entrevista com Brandon para o site Visi da África do Sul. Nessa entrevista ele já dá uma deixa que vem livro novo por aí.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Não apenas é apenas líder da famosa banda de rock Incubus, Brandon Boyd também é um artista visual realizado. Além do show da banda em Cape Town na quarta-feira, 28 de fevereiro, Brandon também mostrará seu trabalho na Gallery One11 na Loop Street, em uma exposição pop-up intitulada ‘Opti-Mystic’.

Aqui, ele conversou conosco sobre seu trabalho, influências e por que ele escolheu fazer um contrato musical, ao invés da bolsa de estudos na escola de arte.


Enquanto muitas pessoas conhecem você por sua contribuição para o mundo da música, nem todos estão conscientes da sua paixão de criar arte. Quando você começou a pintar?

Eu tenho feito isso desde que me lembro. Me expressar através de meios visuais e não-verbais foi sempre como eu mais me comuniquei, dos processos complexos e abstratos que estavam acontecendo no meu mundo interior. Houve uma série de fatores que me ensinaram a conhecer o mundo calmamente quando eu era criança, mas o efeito inverso de alguns desses mesmos fatores era um desejo irresistível de compartilhar o que vi, através de desenhos, pinturas e fotografias.

Quando eu era adolescente, algumas portas foram derrubaram para mim espiritualmente, e senti como se eu tivesse finalmente me dado permissão para usar minha voz e cantar e escrever as coisas que eu vi, o que me levou ao caminho pelo qual eu estive nesses quase 27 anos com Incubus. Mas meu amor e apreciação por meios visuais como a pintura nunca diminuíram, eles simplesmente cresciam exponencialmente. Então eu tenho trabalhado nestas modalidades lado a lado o tempo todo.


A arte influencia a música ou a música influencia a arte?

Eles tendem a se informar. Às vezes, eles se espalham simultaneamente, o que deve parecer bastante aleatório se alguém fosse uma testemunha acidental desse processo nebuloso. Provavelmente estou um pouco louco ...


O que o fez você assinar um contrato musical em vez de se inscrever na escola de arte com uma bolsa de estudos?

Houve um breve momento com uma bifurcação na estrada! Mas as circunstâncias começaram a fazer as turnês com a banda parecem a escolha sábia (haha). Só não me falhe a memória, me ofereceram uma bolsa de estudos muito parcial, e provavelmente eu teria entrado em uma enorme dívida estudantil, o que parecia mais perigoso e impulsivo do que entrar em uma van com um monte de angustias e pedidos das nossas músicas por cada bar e quintal na América.


Seu trabalho é uma mistura de retratos, formas e padrões abstratos misteriosos. Como você escolhe o tema?

Sim, nos últimos anos, fiquei um pouco obcecado com o trabalho de linhas compulsivas, se sobrepondo com retratos de aquarela mais figurativos de amigos e amantes. O assunto não foi escolhido tanto quanto ele colidiu. Tenho uma abordagem para o meu processo criativo que não é terrivelmente deliberado. Eu simplesmente faço o meu melhor para criar uma atmosfera e/ou um ambiente que convide momentos inspiradores, pessoas, encontros, etc. no meu pequeno mundo. Então eu sinto que é a minha honra e expressão do meu Amor (no sentido universal/cósmico) expressar minha experiência em cores e som. Espero que faça um pouco de sentido!


O que você mais gosta de criar?

Que pergunta incrível. Mas é difícil de responder especificamente! Farei o meu melhor:

Supondo que, se eu realmente iniciar com o processo criativo, ele começa flertando com idéias que derivam da experiência espiritual. Não é como se você imaginasse o final de uma jornada de um herói, como se fosse para um longo túnel de luz ou vendo seus parentes lhe saudando em portões dourados, não. É mais a oportunidade de olhar para o abismo. Esse vazio infinito que espera, depois do sonho que você teve na noite passada, onde você olha para um fantástico Nada e sorri para a imensidão de um potencial infinito.

Eu quase nunca sei o que eu estou escrevendo uma música, até muito tempo depois de terminar, quase nunca tenho uma imagem clara em mente do que eu quero pintar. Eu simplesmente me deixo ir. Começar. Como uma rendição, como um medium do século 19 com apenas luz de velas, uma almofada e um lápis. Um rabisco e tipo uma psicoterapia, até algum lugar nessa bagunça de sujeira, emerge uma pequena mensagem do que se sente em algum outro lugar, mas provavelmente está em toda parte o tempo todo. É quase, ouso dizer ... diversão (?)

Essa manhã eu li uma observação engraçada sobre arte, de um escritor cujo trabalho eu amei por muito tempo, chamado Tom Robbins. Ele escreveu muitos livros excelentes que você deveria ler: Jitterbug Perfume, Skinny Legs e All, Even Cowgirls Get the Blues, etc.

"Na casa assombrada da vida, a arte é a única escada que não cruza ..."


O que vem por aí para Brandon Boyd?

Muitas turnês este ano e trabalhando devagar, mas certamente, no que será o meu quarto livro. Eu adoraria estar em um filme zumbi também. Apenas dizendo…



Nenhum comentário: