domingo, 5 de junho de 2011

Entrevista com Mike (update)

Entrevista da Ultimate Guitar com Mike (aqui).


"A importância da nossa amizade dirigiu o Incubus de volta para o estúdio"

O guitarrista do Incubus, Mike Einziger será a primeira pessoa a dizer que sua banda sempre  se empurrou aos limites, mudou sua identidade - e nem sempre não foi uma coisa tão boa. No S.C.I.E.N.C.E. a banda veio rugindo pra fora como uma banda pesada de pseudo-nu-metal, mas com uma mudança abrupta, eles atenuaram as guitarras e as angústias no Make Yourself, o álbum seguinte. Eles quebraram com "Drive", uma faixa escura guiada por  guitarras acústicas e, agora, cinco álbuns mais tarde (incluindo o 'Monuments and Melodies' de greatest hits) eles voltaram a um som mai sorgânico, menos potente. 'If Not Now, When?' misturas violões com cordas, mellotrons, e o senso eclético de orquestração de Einziger, e alguns vocais sublimes e coração encharcado do vocalista Brandon Boyd.

Cinco anos se passaram desde o lançamento do Light Grenades, mas o guitarrista ainda está ocupado. Ele voltou para a escola, fez trilha para um documentário do Ozzy Osbourne, juntamente com Boyd fez um discurso na Universidade de Oxford. Aqui, ele fala sobre 'If Not Now, When?' e como o Incubus simplesmente não parecem se encaixar em qualquer lugar.

UG: Já se passaram mais de cinco anos desde o lançamento do LightGrenades. O que você trouxe de volta para o estúdio para gravar 'If Not Now, When?' É um álbum impressionante.
Você é a primeira pessoa com quem eu faço uma entrevista que ouviu o disco. É muito interessante ouvir como as pessoas reagem, porque é muito estranho para nós. Trabalhamos com essas músicas, escrevemos  e enviamos para o mundo sem nenhuma idéia de como as pessoas vão responder a elas. Então, é bom ouvir que você gostou das músicas.

UG: Você está dizendo que os escritores que fazem entrevistas com você não escutaram as músicas?
Falei com pessoas que me fizeram perguntas sobre o disco, mas nenhum jornalista que teve uma cópia antecipada. Nós não começamos com isso ainda, estamos numa espécie de partida agora. Então é isso, está começando agora!

UG: Você falou de um ponto interessante, sobre não saber como as pessoas vão reagir à música, mesmo que você já tenha derramado o seu coração e sua alma na música.
Eu não sou objetivo à maneira como um fã de música reagiria, ou alguém que não é fã e apenas está escutando para fazer o seu trabalho de review ou o que quer seja. Eu só tenho essa perspectiva diferente sobre ele, porque eu vivo dentro dela e eu não posso vê-la de fora.

UG: O que significa que você nunca consegue ouvir a música da maneira que um fã pode?
Eu não gostaria de ser capaz de experimentá-lo dessa maneira, eu acho que seria muito assustador.

UG: Isso seria muito estranho. Foram cinco anos desde o álbum Light Grenades, que estreou no número 1 na parada Billboard 200. Você teve medo de perder algo desse momento durante este período? O que levou o Incubus a volta ao estúdio neste momento a gravar 'If Not Now, When?'
Honestamente? Eu acho que apenas a importancia da minha amizade com os caras da banda, é realmente a causa disso, nossa amizade uns com os outros. A minha relação musical com Brandon já  acontece há um longo tempo, estamos na banda há quase 20 anos. E chegou a esse ponto, onde tínhamos ido fortemente para um período tão longo que nos sentimos que tinhamos realizado todos os nossos objetivos. Quando éramos jovens, crianças, nós nos propusemos a fazer álbuns e turnês pelo mundo todo, tivemos ingressos esgotados por todos os grandes locais que passamos, fomos nomeados para o Grammy e fizemos todas aquelas coisas que você pode verificar a sua lista. Você vende todos os ingressos num show no Madison Square Garden, um estádio de futebol na América do Sul, todas essas coisas que você pode marcar como desejo na lista de sonho de toda criança que quer ter uma banda de rock.

UG: Não havia nada para provar?
Nós meio que fizemos, por isso chegou a esse ponto onde ele pensamos como,"OK, o que fazemos agora?" É obvio que há muitas coisas para fazer, mas eu acho que nós queríamos ter algum tempo, para cada um de nós pessoalmente, para explorar um pouco e descobrir como o resto do mundo como era. Porque o mundo em que vivemos é uma espécie de bolha, que é sua própria bolha estranha e é maravilhoso e surpreendente. Nós não poderíamos estar mais felizes, mas alguma coisa estava pedindo algom e assim que tivemos um pouco de tempo livre. Bem, eu não chamaria isso de tempo, mas a gente foi fazer algumas coisas diferentes

UG: Você foi para a universidade?

Eu fui à universidade, eu nunca tive essa experiência de ir para a faculdade e foi uma coisa que eu meio que sempre quis fazer.

UG: Você estava estudando música?
Estudei música e muita ciência, eu estava muito interessado em estudar a ciência. Passei os últimos dois anos estudando diversas ciências físicas que vão desde a física e a mecânica quântica à biologia evolutiva humana e esse tipo de coisa. Também estudei um pouco de música: teoria, composição, coisas assim. Também foi surpreendente, pois a música é a minha vida, tive toda a minha existência centrada em torno de fazer música, criar música e isso me surpreendeu o quão pouco eu sei sobre ela. Então essa foi outra razão pela qual eu queria estudar, apenas a sorte de sentir como é grande a música é realmente. E fiz, eu estudei a história da música. A música é tão incrível, você pode dedicar sua vida inteira a estudá-la e não vai chegar nem perto dedominá-la ou conhecer tudo que há para saber sobre ela. É impossível, mas também é a coisa mais gratificante e incrível que eu acho que existe no mundo.

UG: Já que estamos falando de música, como você se envolveu com o novo documentário sobre o Ozzy, 'God bless Ozzy Osbourne?
Eles me perguntaram, eles estavam fazendo esse documentário e uns amigos meus estavam envolvidas no filme, também conheço a família Osbourne há muitos anos. Na verdade, eles nos ajudaram no início da nossa carreira. Acho que Jack Osbourne era fã Incubus quando ele era mais jovem e nos ajudou a chegar até as turnês do Ozzfest em 1998 e 2000. Nós também excursionamos com o Black Sabbath com o apoio de Sharon e com o apoio da família. Então, quando chegou a hora do documentário, eles precisavam de um compositor para escrever partituras para balancear as músicas de rock pesado que estavam foram tocadas pelo Black Sabbath e Ozzy. Eu acho que eles sabiam que eu tinha escrito um monte de música para orquestra e que tenho estudado, todos sabiam que eu estava fora em Harvard fazendo isso e aquilo. Eles entraram em contato comigo e perguntaram se eu tinha  interesse em me envolver e assim eu fiz, e foi muito divertido. Nada disso é orquestrado ou algo parecido, na verdade é uma partitura bem pequena, com a maior parte um tipo (de música) atmosférica com muita guitarra e alguns violino. Mas basicamente é só muito ambiente e simples.

UG: Você teve oportunidade de passar algum tempo com o Ozzy?
Passei algum tempo com Ozzy, crescendo em torno desse tipo de família, não um monte de tempo, mas eu passei muito tempo com a família. "Passei muito tempo com Jack, Kelly e Sharon e eu estava muito familiarizado com esse mundo."

UG: Em 2009, o Incubus lançou o álbum 'Monuments and Melodies', que era um greatest hits da banda. Se eu fosse um fã do Incubus e comprasse esse disco, me diria que tipo de banda era musicalmente?
Quer dizer, eu acho que você teve uma boa idéia. Nós sempre fomos uma banda muito multi-dimensional, quase uma falha, então eu acho que tem sido difícil para as pessoas descreverem o que somos e o que parecemos. Eu sempre achei que a ideia do álbum Greatest Hits foi uma ideia muito extravagante. Mas então, quanto a idéia de lançar o álbum de greatest hits, eu percebi que um monte de música que conheci e cresci ouvindo, foi através de um greatest hits. Conheci Bob Marley e Jimi Hendrix com os seus greatest hits. Eles tornam-se importantes para o legado de qualquer banda, eu acredito. Eu acho que é uma boa maneira para os fãs que estão interessados ​​em conhecer a música da banda, eles só querem ter uma boa mostra contínua do trabalho da banda, do repertório da banda. Acho que é um grande forma de familiarizar com a música e, em depois se você quiser, você pode ir mais fundo e ouvir os álbuns individuais, mas eu realmente acho que o greatest hits ou the best of é uma coisa muito valiosa para o legado de qualquer banda. E para a gente, até chegar no ponto onde nós temos um, penso eu, é apenas um testamento para a sustentabilidade da nossa música. É durou o tempo suficiente para a gente até chegar neste ponto.

UG: Não tem músicas do 'S.C.I.E.N.C.E.' no 'Monuments and Melodies'
O S.C.I.E.N.C.E. foi realmente nossa fase muito adolescente, e não é que nós não gostamos do S.C.I.E.N.C.E. Ele saiu em 1997 e o Make Yourself foi lançado em 1999 e não se tornou comercialmente bem-sucedido até 2000 e para grande maioria das pessoas, que foi quando conheceram a nossa banda, a partir Make Yourself. Desde então, o S.C.I.E.N.C.E. vendeu e passou de um milhão de cópias nos EUA e mais de um milhão pelo mundo. E isso não aconteceu com os outros disco desde o Make Yourself, e isso aconteceu gradualmente durante anos em que nós continuavamos a ter mais e mais sucesso com qualquer outro álbum em que estávamos em turnê. Então, as pessoas estavam interessadas ​​na banda o suficiente para querer ouvir o nosso material mais antigo. Mas eu acho que a maioria dos nossos fãs, conheceram a banda a partir do Make Yourself em diante.

UG: Como as músicas do S.C.I.E.N.C.E. soam para você agora?
As música do S.C.I.E.N.C.E. parece que foi há muito tempo, sinto como se fosse outra vida. E realmente faz muito tempo. Essas foram as músicas que escrevemos quando éramos adolescentes, eu tenho 35 anos agora.

UG: Quando você ouve "New Skin"e "A Certain Shade of Green" como você se sente?
Eu olho para trás com carinho porque foi um momento realmente emocionante escrever as músicas, sabe? Mas é um pouco como tentar colocar a roupa que você usava quando era criança, e você é um adulto agora e elas não se encaixam. É mais ou menos isso que sinto.

UG: Você acha que a mudança no estilo do S.C.I.E.N.C.E para o 'Make Yourself' é semelhante à mudança do 'Light Grenades' para 'If Not Now, When'?
Acho que essa é uma observação muito precisa a partir do interior, sabe? Eu tinha um monte de sentimentos semelhantes escrevendo esses álbum do que tinha quando comecei a escrever o Make Yourself. Parecia que era hora de uma espécie de grande revisão, apenas senti como, "OK, chegamos ao fim de uma era da música que estávamos escrevendo e agora é hora de fazer algo muito diferente, que estava indo para polarizam as pessoas que já nos ouviam."

UG: Isso vai voltar para o que você disse sobre ser uma banda multi-dimensional e como isso talvez tenha alienado o seu público, às vezes.
Nós sabíamos que quando começamos a escrever o Make Yourself que possivelmente eramos pessoas alienadas que amavam esse tipo frenético de banda pesada. Mas eu mudo uma milha por minuto e ainda mais naquela época. Eu acho que as músicas que eu estava ouvindo e as coisas que eu era influenciado só estavam mudando tão rapidamente e eu estava apenas encontrando meus pés como um músico escrevendo o material anterior. Mas só o fato de que nós pudéssemos estar aqui 11 anos mais tarde, depois que o S.C.I.E.N.C.E saiu. Foram 11 anos, certo? Eu estou contando corretamente? O S.C.I.E.N.C.E. saiu em 97.

UG: Tem sido mais que isso, são 14 anos.
Geez. Mas nós estamos aqui falando sobre os álbuns e eu acho ótimo que tenha durado tanto tempo.

UG: Qual é a justificativa para as escolhas criativas que você fez.
Sim. É como quando o Make Yourself estava sendo escrito, havia partes que senti medo por saber que estamos mudando e estamos fazendo isso de forma muito drástica. Mas havia também uma confiança muito forte que eu lembro que eu tinha entrando nessa. Fiquei muito sem remorso sobre isso e simplesmente foi o que eu queria fazer e todo mundo na banda, todos tinham a mesma visão disso.

UG: Você teve os mesmos sentimentos escrevendo 'If Not Now, When?'
Desta vez eu senti muitos sentimentos semelhantes que estavamos mudando as coisas em torno da banda. É a mesma coisa, você passar por esses sentimentos de "Uau, isso esta sugando? Isso é bom? É terrível? "Mas nós sempre seguimos nosso próprio compasso e ele nos levou para os lugares certos.

UG: As músicas como "Drive" do Make Yourself e "Talk Shows On Mute"do ACrow Left of the Murder, tem uma conexão direta com o material do If Not Now, When? Aquelas músicas anteriores eram mais orgânicas e menos complexas.
No que diz respeito as coisas que são menos complexos, é tão engraçado. Temos uma grande interação com os nossos fãs, estamos muito envolvidos com as coisas e nos comunicamos diretamente com nossos fãs através da internet e nosso site e através do nosso empresário. Nós nos importamos muito com os nossos fãs, com um monte de comentários ou um monte de perguntas algumas vezes irritados dizendo: "Por que vocês não escrevem músicas mais complexas, como vocês fizeram no A Crow Left of the Murder e como no S.C.I.E.N.C.E.?", "Onde está a mudança complexa e onde estão os solos de guitarra loucos? Para isso eu respondo, quando você realmente tem tempo para olhar para a música em um sentido amplo, quando você vai estudar a obra de Debussy, Stravinsky, Beethoven, Chopin e Bartok e todos esses compositores incríveis, a música que eu escrevi, os riffs de guitarra que as pessoas pensam que são complexos? Eles não são complexos, não há nada complexo sobre eles. Eles são realmente muito, muito simples. Estou ciente do fato de que talvez algumas pessoas pensam que essas coisas são complicadas. Há alguns exemplos contemporâneos de bandas que tocam músicas que eu acho que a maioria das pessoas que escutam essas bandas acham que a música é complexa.

UG: Você está falando de progressivo?
Não era uma espécie de ressurgimento do rock, como este progressivo que aconteceu alguns anos atrás e as pessoas estavam com temor de toda essa música complicada e batidas sincopadas e mudanças de tempo inteligente e coisas assim. Mas quando você comparar com o repertório da música clássica, não há realmente nada complicado com qualquer uma dessas, nem mesmo perto.

UG: Você, obviamente, saiu com uma perspectiva diferente depois dos seus estudos.
Eu estava muito humilhado quando eu comecei a aprender sobre todas essas coisas. Talvez meu desejo de retorno à simplicidade, ou mesmo apenas para ir à simplicidade, porque eu realmente nunca escrevi uma música tão simples assim antes, é uma espécie de resposta para quem sabe ter uma perspectiva melhor ou maior do panorama geral da música que eu nunca tive antes.

UG: "Tomorrow's Food", foi escrita em 2009 e foi a primeira música escrita para 'If Not Now, When?' Depois de ter escrito essa música, você pode sentir a mudança, na direção que a banda estava indo?
Eu realmente não sei, porque no momento em que escrevemos essa música, ela foi escrita em um momento engraçado. Foi escrita numa época em que eu não sabia se estávamos ou não começando a trabalhar em novas músicas para um novo álbum. Eu estava em Harvard por um tempo e Brandon estava focado na pintura e por um tempo lá não tínhamos muita comunicação. Quero dizer, nos falavamos a cada duas semanas ou algo assim, mas para nós que estamos acostumados a viver uns com os outros. Então, nós ficamos tipo separados pela primeira vez e também eu estava morando na costa leste e por isso não estavamos nas mesmas proximidades. Eu meio que escrevi a parte da guitarra, a progressão de acordes, as mudanças e outras coisas e Brandon apenas uma espécie de resposta a isso. Eu não estava esperando por ele, eu acho que poderia ter apenas enviado para ele, porque é o que eu faço, eu mando ideias musicais aleatórias e eu pensei que era um pedaço bom de música.

UG: Então Brandon transformou esse riff em 'Tomorrow's Food'
Eu não estava esperando que ele realmente fizesse alguma coisa com ele, mas então, de repente, ele escreveu a letra e gravou as suas melodias vocais e eu fiquei meio chocado. Foi como, "Uau, isso é muito bom." Pouco tempo depois, Brandon e eu discursamos na Universidade de Oxford, que foi uma experiência incrível e eles queriam que tocássemos algumas músicas enquanto nós estávamos lá, que foi o que nós escolhemos para tocar.

UG: Será que você continue nessa direção?
Nós meio que colocamos isso de lado e, depois quando começamos a trabalhar nas novas músicas para este álbum, acho que nós sempre soubemos o que queríamos, gravá-las no estúdio e tornar isso bom. Mas isso na verdade, foi uma das últimas coisas que fizemos para este álbum, foi feito no final. Sim, foi quase como se soubéssemos que naquele momento ia ser muito divertido e eu estava olhando para a frente a escrever arranjos e apenas tornando tudo muito legal. Foi ótimo, foi como uma sobremesa.

UG: Brandon havia descrito "Adolescents", o primeiro single como sendo a música mais "familiar" no álbum. Quais são esses elementos que fazem uma música Incubus ser reconhecida?
Acho que é a música mais fácil de digerir para os nossos fãs. Fiquei surpreso quando viramos todas essas músicas em "Adolescents" foi aa última canção que escrevi para este álbum. Na verdade, tivemos algumas outras canções que deixamos fora do álbum e nós nem sequer sabiamos se íamos colocar "Adolescents", no álbum. Era como uma das canções flutuantes [risos]. Quero dizer que amei todas as músicas, mas nós queriamos fazer um álbum de 11 músicas, nós não queremos um álbum de 13 músicas. Nós queríamos que fosse 'menos é mais'. Todo mundo para quem  tocamos essa música, pensou automaticamente que a música seria boa para o álbum para nossos fãs.

UG: É a música que você teria escolhido como o primeiro single?
Não teria sido necessariamente o que eu teria escolhido para ser lançado como o primeiro single. Quer dizer, eu não sei se realmente estamos chamando de o primeiro single, é mais como um teaser. Como o primeiro single vai ser uma música chamada "Promises, Promises", o que é realmente o primeiro single e que está saindo em poucas semanas. Mas os elementos para isso, acho que são as linhas do material mais antigo, acho que é o fato de ser mais alto, a canção mais rock. Acho que é mais 'up-tempo' e tipo de solo de guitarra rock nessa música. Novamente, é um pouco difícil para mim ver objetivamente, porque eu vivia de dentro dela.

UG: No vídeo de "Adolescents" você está tocando com uma PRS. Você colocou a Jazzmaster de lado? Você não gosta de falar sobre equipamento, mas você poderia oferecer algumas palavras sobre este assunto?

Não, eu vou falar sobre guitarras. Aquela guitarra em particular é realmente uma guitarra muito especial para mim, e a opção de usar ela no vídeo foi meio aleatória, porque eu não toco com guitarras PRS mais e há muito tempo. Aquela guitarra especificamente foi personalizada, que eles fizeram para mim durante o Make Yourself e é uma guitarra muito boa, onde eu escolhi a madeira para ela.

UG: Porque você não toca mais?
Houve alguns problemas com um funcionário particular de Paul ReedSmith, que acabou indo depois para a cadeia por sua conduta. Ele teve alguns problemas, e eu tive um tipo de desentendimento com eles e essa pessoa específica lá. Depois que isso aconteceu, eu apenas disse que eu não queria nenhuma de suas violões mais - que se danem. Então leiloei essa guitarra para a caridade, acho que foi vendida por US$15.000 ou algo assim, e os pais de uma menina compraram para ela, e ela acabou se tornando amiga da banda. Ela é uma fotógrafa muito talentosa, e ela ia para um monte de shows e tirava um monte de fotos e depois nos dava essas fotos. Nós usamos essas fotos para coisas diferentes e ela sempre me disse: "Se você quiser tocar com essa guitarra de novo, você é mais que bem-vindo para usar", então eu decidi usá-la. Foi muito bom passar um tempo com esse instrumento de novo porque eu não via há muito tempo.

UG: Quais foram as principais guitarras e amplificadores que você usou no 'If Not Now, When?'
Gravei praticamente todas as guitarra na minha casa "Tomorrow's Food" é o reverb do banheiro da minha casa! Eu estava na GuitarCenter em Hollywood, e eu encontrei este Telecaster Squire adorei e comprei. Eu não tive nenhuma preferencia por uma guitarra por um tempo, então peguei a Squire do estoque. Eu usei ela para muitas, muitas músicas, incluindo "Tomorrow's Food". Eu usei minha Jazzmaster branca, que eu usei muito no ACrow Left of the Murder e Light Grenades. Eu tenho um monte de Gibson SG que eu tenho usado nos últimos anos e todos os lugares, também. Também tenho uma ‘80s black American Strat que é bem sólida. Tenho quatro amplificadores Mesa/Boogie Trem-O-Verb 2/12 Combos que usei um pouco. Usei uma Fender Twin Reverb, que eu amo e também um amplificador novo que Ben, nosso baixista, me deu. É como um 10” Fender tube amp, um novo, e essas coisas são impressionantes. Também tenho uma pedaleira bem grande que eu não acrescentam nada exceto [Electro-Harmonix] Micro POG [Polyphonic Octave Generator]. Usei no solo de "Promises, Promises".

UG: Você fez um concurso para seus fãs fazerem suas próprias versões de "Promises, Promises". Como isso acabou?
Tenho ouvido algumas das versões e elas são impressionantemente boas, de verdade, estou um pouco humilhado por elas. É inspirador porque o nosso álbum vazou. As pessoas estão sempre me perguntando: "O que você acha sobre isso?" e o que eu penso sobre isso é irrelevante porque eu não sou o único no controle disso. Eu me sinto mal sobre isso, porque esse tipo de coisa estraga os planos de lançamento do álbum, mas ao mesmo tempo, é o mundo em que vivemos. O que realmente queria fazer era escrever a partitura da música, pelo menos o piano e o vocal, depois disponibilizar para as pessoas usassem ela. Ao invés de ouvir a música primeiro, "Aqui está a partitura"  façam com base na partitura e veremos o que acontece. Esse era o plano, mas o álbum vazou e, então, decidimos: "OK, mesmo que já ouvindo a música, vai continuar como o planejado." Então, sim, nós fizemos isso e foi inspirador ver as respostas que temos obtido.

UG: A faixa-título, "If Not Now, When?" tem uma grande linha de baixo pulsante que impulsiona toda a música.
É um sintetizador chamado Tenori [Yamaha]

UG: Você está tocando bandolim nessa música?

Isso é um bandolim Mellotron. [Chris] Kilmore tornou-se como redutor e ele só tem esse incrível Mellotron novo que eles lançaram. Ele oferece todos esses sons diferentes que eu nunca ouvi falar antes, e um deles é um bandolim. Isso foi muito divertido, fazer essa música, nós fizemos muito isso na minha casa, e então Brandon e Kil ' chegavam e nós sentavamos lá com o Mellotron. Nós fizemos muitas piadas sobre o Mellotron, nós o chamamos o teclado Popeye porque todos nós somos grandes fãs de Harry Nilsson e sua atuação no filme Popeye do início dos anos 80[1980]. Tudo que você tem que fazer é agarrar esse Mellotron e qualquer coisa que você comece a tocar parece que veio do filme, assim nós o chamamos o teclado Popeye.

UG: Você tocou uma coisa meio misturada de country e jazz em "Friends and Lovers"
Eu nem sei o que é, eu realmente não sei. Eu apenas toquei.

UG: Há também uma boa quantidade de coisas acústicas no disco.
Sim. Não importa o que fosse, me senti bem, eu fiz e fizemos como um grupo. Eu gostaria de ter uma explicação mais dramático para isso, mas não tenho.

UG: "Defiance" é uma música despojada, violão e vocais?
Isso é apenas Brandon e eu sentados um ao lado do outro, alguns microfones e isso é tudo.

UG: Que tipo de violão que você usou no álbum?
Eu tenho um Gibson 1930 com um corpo menor, que usei em um monte de coisas, depois Brendon O'Brien, nosso produtor, tem uma coleção incrível de violões, ele tem um monte de Martin e outras coisas, e acho que eu usei um do Martin em "Defiance".

UG: Você trabalhou com Brendan O'Brien no Light Grenades e A Crow Left of the Murder. Você sabia que queria trabalhar com Brendan novamente no novo álbum?
Eu amo o Brendan e o considero como um membro da família. Ao longo dos anos, ele tem sido como um confidente musical e tem sido muito leal e muito útil. Ele tem se envolvido em outras coisas que ele não tem que se envolver com o exterior da banda. Fiz um disco com Jason Schwartzman alguns anos atrás [Nighttiming] para [sua] Coconut Records [projeto] e Brendan entrou e nos ajudou a misturá-lo e foi incrível ele fazer isso. Ele é um cara legal, um cara muito firme, e sabe como tirar um som incrível, é realmente um músico fantástico em seu próprio jeito, ele pode tocar círculos em torno de ninguém na banda, com exceção de Ben [Kenney, baixista]; Ben é um músico incrível. Mas Brendan é uma lenda.

UG: Nos falamos durante o álbum Light Grenades e solos de guitarra que você descreveu como sendo "eventos que acontecem." Você ainda vê-los dessa maneira mesmo aleatória?
Sim, acho que sim. Eu sempre abordo os solos de guitarra da mesma forma, eu não sinto que abordo diferente do que já fiz antes. É que eu sempre tive esse tipo de mantra de "Se eu conseguir fazer todos começam a rir no estúdio, então eu fiz o meu trabalho para o solo de guitarra." Como se, as pessoas começaram a rir quando ouviram por algum motivo? Eu acho que eu só estou tentando criar uma espécie de escultura estranha, e é uma forma divertida de se aproximar dela, eu acho.

UG: Você sente algum parentesco com bandas como 30 Seconds to Mars [Mike esteve envolvido em partes de cordas no álbum This Is War, em 2009] ou Interpol?
Eu tenho amigos em bandas, coisas assim, a medida que nossa banda for, eu sempre me senti meio separado de todo mundo, eu realmente tenho. Acho que temos como banda. Nós nunca fomos parte de uma cena. As pessoas costumavam nos confundir com todas as bandas de nu-metal do final dos anos 90, mas nunca senti que eramos parte disso. Tocamos com essas bandas, pois estávamos tentando ter uma carreira e tocar para público, e essas foram algumas das oportunidades que nos deram. Mas muitas dessas músicas era tão raivosas e tipo de misóginos, e nós não nos identificávamos com nada disso. Talvez o Make Yourself poderia ter sido uma espécie de resposta a isso. Na verdade, eu provavelmente disse em entrevistas anteriores, que escrever uma canção como "Drive" pode ter sido uma resposta a estar em turnê com todas essas bandas realmente pesadas que nós não sentimos encaixados nisso.

UG: O Incubus vai fazer turnê em Kuala Lampur, Jacarta, Manila, Coreia do Sul e Japão, você está ansioso para isso?
Já fomos para um monte desses lugares. Assumimos um compromisso muito cedo na nossa carreira que queríamos viajar o mundo e levar nossa música a lugares que não iriam ouvir-lá de outra forma a não ser que nós mesmos fizéssemos isso acontecer. Fizemos isso e foi simplesmente fantástico para nós, agora temos que voltar a esses lugares e vamos encontrar algumas novidades também. Nós nunca fomos para a Índia e há um monte de lugares que nunca estivemos, mas vamos tentar chegar lá.

Mike's interview (here) at Ultimate Guitar.

Nenhum comentário: