quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Brandon Boyd do Incubus e o Serj Tankian e a vida na estrada (Parte 2)

Segunda parte da entrevista do Steve Ballin com Brandon e Serj Tankian. Aqui o post da primeira parte.



Parte 2: Brandon Boyd do Incubus e o Serj Tankian e a vida na estrada






Na semana passada eu mostrei a primeira parte da minha épica conversa de uma hora com o líder do Incubus, Brandon Boyd, e o vocalista do System Of A Down, Serj Tankian. Eu conheci os dois titãs do rock e amigos de longa data em um restaurante de Los Angeles, antes de seus shows de outubro juntos em San Bernardino e Sacramento.

Na segunda parte, os dois discutem como a música mudou desde que começaram como bandas em vans, alguns motoristas de ônibus loucos, shows memoráveis juntos como o da Espanha em 2005, os altos e baixos da fama e muito mais.

Aqui está a segunda parte de Brandon Boyd e Serj Tankian cara a cara.

Steve Baltin: Você pensa no seu legado à medida que envelhece?

Brandon Boyd: Quando somos jovens, estamos indo pelo instinto, sem pensar muito sobre isso. E, à medida que envelhecemos, dependendo das circunstâncias que se acumulam quando vamos envelhecemos, ainda estamos indo pelo instinto, mas estamos pensando nisso agora. Há mais e mais pensamentos do tipo: "Não sei o que estou fazendo".

Serj Tankian: Você está certo, você começa a pensar sobre isso. A arte é intuitiva, obviamente, e você começa com isso e cresce com isso. E então, em algum momento, você começa a aplicar a racionalização e todo o seu pensamento cognitivo no processo. Em algum momento, isso pode piorar.

Boyd: Como você chega lá, é um perigo real de tornar as coisas piores, e por que você vê um declínio acentuado na produção de muitos artistas à medida que envelhecem. O nosso tempo não é apenas mais e mais precioso quando percebemos que estamos perdendo isso, mas há uma pressão de realmente pensar sobre isso agora. E, Deus me livre, talvez você tenha tido sucesso.

Tankian: Replicando esse sucesso ou qualquer outra coisa, esse tipo de pressão auto-aplicado.

Boyd: Mas também acredito que aí reside um desafio realmente interessante. O potencial para o que você faz para ser verdadeiramente transcendente também se eleva, se você é capaz de transcender todas essas barreiras e realmente chegar a algo que pode ser emocionalmente evocativo para você, e talvez outras pessoas também, então é ainda mais um triunfo.

Baltin: Essa necessidade de algo novo também influencia suas múltiplas atividades criativas?

Boyd: É assim que se sente. Parece que se você ou eu nos limitássemos a uma atividade criativa, seria como roubar de você momentos realmente essenciais em sua vida. É como se você fizesse muitas coisas e é incrível. Eu pessoalmente acho que isso ajuda.

Tankian: Isso mantém tudo fresco, de modo que, quando você está se concentrando em sua arte, seja uma pintura, uma música ou uma sessão de fotos para um filme, você esta realmente mais fresco, porque você não está fazendo isso repetidamnte. E você absorve porque está fazendo muitas coisas e está absorvendo de diferentes fontes. Então, o que você faz, é muito mais rico de todas essas outras experiências.

Baltin: Fale sobre as diferenças do que você já fez em relação ao que faz agora.

Boyd: Eu sei que a maneira como o System e o Incubus surgiram foi decididamente da forma antiga, se você olhar para lá a partir da perspectiva de hoje. Eu não sei ao certo, mas você provavelmente tinha um tipo de lista de discussão física, certo?

Tankian: Ah sim

Boyd: Nós tivemos listas de discussão na casa do Mike [Einziger].

Tankian: Isso foi muito importante.

Boyd: Jose [Pasillas] e eu desenharíamos os flyers, escreveríamos os endereços físicos das pessoas neles. E nós entramos na van corretamente e fizemos aquela coisa toda. Sinceramente não sei se as bandas estão fazendo mais isso. Eu espero que façam, pois é uma experiência difícil, mas extremamente enriquecedora. Se você sobreviver, você é um sobrevivente.

Baltin: Quais foram as experiências mais memoráveis daqueles primeiros dias na estrada?

Tankian: Estavamos naquelas pequenas camas de trailers e alguém pisou no freio e provavelmente voamos para fora. Eu não sei, o que quer que tenha acontecido. Tive alguns desses motoristas de ônibus loucos também ao longo dos anos, onde eu fiquei tipo: “Eu não conheço esse cara, mas minha vida está em suas mãos. Alguém pode me explicar isso?"

Boyd: Oh meu Deus, nós tivemos alguns motoristas loucos de ônibus, aqueles que tivemos que mandar para casa.

Tankian: Nós fizemos isso uma ou duas vezes.

Boyd: Nós fizemos três vezes. Uma vez um cara foi mandado para casa porque ele mordeu um dos nossos técnicos, tipo deixou marcas de mordida no braço. Ele teve que ir embora e levou um tiro. Mordidas humanas são muito ruins. Outro cara nos chamou uma hora, "pessoal, venham aqui", enquanto dirigia a quase 100km na estrada. Nós fomos até lá e ele estava em pé no assento, com um pé no assento e um pé no volante, "eu estou surfando, cara”

Tankian: Ele estava drogado ou alguma coisa. Teve um que deixamos ir porque acordavamos e ele estava falando muito alto, gritando com outros carros: "Saia do meu caminho, estou passando." E o ônibus quebrou e ele começou a chutar o ônibus. Ele estava tão drogado que não podia evitar.

Baltin: Você acha que todas essas experiências, tocando e crescendo com suas bandas, foi o que permitiu que vocês tocassem juntos por 20 e poucos anos?

Boyd: Nós tivemos a oportunidade de tocar muito.

Tankian: Onde vocês fizeram turnê no ano passado? Por todo lugar?

Boyd: Sim, no verão passado, que é tecnicamente a mesma turnê, nós fizemos os Estados Unidos. Nos últimos meses temos feito festivais nos Estados Unidos e tudo mais. Mas nós tivemos a chance de finalmente ir tocar na Índia.

Tankian: Ah, como foi isso? Onde você tocou na Índia?

Boyd: Nós tocamos em Pune. Foi muito divertido. África do Sul, vocês já estiveram lá?

Tankian: Não!

Boyd: Foi a nossa primeira vez lá, uma experiência verdadeiramente memorável. Ficamos lá por uns 10 dias, por toda a Ásia. E vamos para Europa em algumas semanas. Fizemos Japão, toda a Indonésia, Tailândia.

Tankian: Uau, essa foi uma turnê gigante?

Boyd: Sim (risos). Os shows que fizemos na África do Sul e Índia também fizemos no Japão e todo o sudeste da Ásia. Foi muito divertido. Eu toquei num guepardo. (Ambos riem) Isso também não é uma metáfora. Eu toquei num guepardo.

Tankian: É difícil tocar no animal mais rápido do planeta.

Boyd: É, eu tive que esperar até que estivesse cochilando.

Baltin: Isso é importante, fazer isso há tanto tempo, e ainda ter novas experiências?

Boyd: Essa é definitivamente uma das razões pelas quais ainda é divertido. Ainda há muita coisa por aí.

Tankian: A razão pela qual eu estava perguntando sobre a Índia e a Coréia do Sul, nós nunca tocamos lá. Acho mais emocionante tocar em lugares que nunca toquei antes. E isso está ficando cada vez mais raro, quando você faz festivais europeus e essa turnê de novo e de novo. Você acaba indo para os mesmos lugares porque faz sentido. Mesmo em uma cidade que você nunca esteve em um país que você esteve.

Boyd: Ou até mesmo um novo local.

Tankian: Sim, um novo lugar. Me dê qualquer coisa (risos). Eu acho que parte disso é que todos nós temos feito isso por um tempo, então precisamos desse frescor para continuar.

Baltin: Isso também torna mais divertido tocar com bandas que você conhece há 25 anos?

Tankian: É incrível. Vamos falar sobre a Espanha. Lembra de um show em Madrid, onde o telhado desabou (Festimad, 2005)?

Boyd: Isso foi assustador. E então todos nós acabamos indo tocar quatro horas depois do nosso horário original definido. Nós subimos no palco e a multidão estava louca. Tinham uns ventos muito insanos e eles tinham umas dessas barracas. Eu só lembro que ficamos no backstage para sempre, esperando que o tempo mudasse.

Tankian: Iggy [Pop] também estava lá e os Stooges. Então, ficamos no backstage, todos esperando para tocar, nos divertindo e ouvimos que o teto caiu. E nós ficamos tipo: "Ok, quanto tempo vai demorar para resolver isso?" Eles não sabiam. Nós ficamos tipo: "Eles estão cancelando?" E eles: "Não, não, não porque a multidão virou um carro e queimou. Então, definitivamente, não estamos cancelando". Nem sequer tínhamos água, esqueceram a comida. Ficamos sem tudo. Estava tomando café para ficar acordado. Eu lembro que saímos do palco às seis da manhã e você sabe quem estava em uma situação pior do que nós?

Boyd: Prodigy, né?

Tankian: (Risos) Então eu vejo Keith [Flint] subindo, “Firestarter” com a cabeça e eu olho para ele e digo, "Vai lá iniciar o fogo para eles". Eu não pude evitar. Eu estava quase dormindo. E era tão arenoso ou o que quer que fosse. Então você se lembra dessas coisas.

Boyd: Você se lembra de estar no Snocore com o Mr. Bungle? O Mr. Bungle foi extremamente influente para as nossas bandas, e eles tocavam em segundo, antes do Incubus e do System Of A Down. Porque eles sairiam e Mike [Patton] seria um verdadeiro agitador, diria coisas horríveis para o público. Nós ficamos do lado do palco vibrando, fanboys. Mas aconteceu um monte de vezes em que você fica tipo "Vocês precisam escutá-los. Nenhuma dessas bandas estaria aqui se não fosse por essa banda."

Tankian: Tudo que eu lembro era que nem Mike nem eu conseguiamos dormir em ônibus, eu ainda não consigo. Eu vôo para todo lugar. Então ele não podia dormir em um ônibus, então nós acabávamos saindo a noite toda, sem dormir, então dirigíamos para o lugar mais próximo, pegávamos um quarto e dormíamos por três ou quatro horas. Mas nós tivemos algumas conversas bem interessantes.

Baltin: Sendo muito perguntado por mais, como você determina quando dizer sim?

Tankian: Vamos falar sobre isso. Eu acho que é realmente importante saber o que você quer fazer como artista, porque senão você está apenas reagindo às coisas que acontecem com você.

Boyd: São 10 "não" bem-colocados e dois "sim" bem posicionados. Você precisa analisar o campo: "Definitivamente não, como eu digo não a isso?"

Baltin: A fama é um conceito fascinante para mim. Quanto mais músicos eu falo, mais horrível parece.

Tankian: É uma arma que você pode usar para o bem se você quiser. O material da Armênia é o exemplo perfeito, porque eu não mereço esse tipo de atenção lá. Mas eles estavam me chamando para ir porque eu apoiei mudanças concretas, reformas na Armênia por muitos anos, escrevendo abertamente para o ex-presidente e dizendo: "Isso é insustentável, isso é embaraçoso". Então a revolução aconteceu, e eu acabei voando no início de maio e fui. E essas pessoas estavam tão felizes porque acabaram de ser libertadas e mesmo que eu não mereça que elas olhem para mim como se eu fosse importante para a revolução, contanto que elas sentissem que isso era importante e as ajudasse em sua inspiração, que elas se sentissem bem sobre isso, então tudo bem. Assim como se alguém tira uma foto com você ou eu ou alguém e vai embora feliz. E é aí que a fama pode ser útil, se você aplicá-la para o bem. Mas, no geral, eu odeio, porque eu prefiro não lidar com isso e apenas fazer o meu trabalho porque somos artistas, é isso que fazemos.

Boyd: Há uma citação, algo para o efeito da fama é o preço que você paga pelo talento. Essencialmente, é insinuante que é a parte sombria de ter talento, é o aspecto da sombra. Há algo na cultura americana que sempre tivemos, uma adoração a ídolos, ou a fama, e você vê isso nas pessoas que são famosas por serem famosas. E eles ficam mais famosos porque eram famosos.

Tankian: Agora é uma cultura internacional. Eu não acho que haja um país no mundo onde isso não seja grande coisa.

Boyd: Uma coisa é entender em nossa cultura, na verdade, há mais um aspecto sombrio do que uma vantagem. Há pequenas vantagens aqui e ali, e você pode usá-las para melhorar a situação geral, você pode usar sua voz ou essa plataforma para criar alguma forma de mudança significativa ou impulsionar sua arte ou empurrar a arte de outra pessoa para cima. Mas há um enorme preço. Eu tenho amigos que são famosos por fazerem filmes e eles não podem se sentar aqui em um café, eles não podem simplesmente dar um passeio pela praia. Isso, para mim, parece horrível. Nós tivemos a sorte de vir de uma era do rock, onde ela traz um pouco de "fama", mas não do tipo se estivéssemos no Led Zeppelin ou nos Stones. Isso é uma coisa diferente. Nós viemos de uma época em que é tipo: "Oh meu Deus, Serj, eu amo vocês. Bate aqui, um bom dia pra você".




Nenhum comentário: